O TEMPO E PENIEL



O tempo é um instrumento de ensino. Com ele aprendemos que crescer não acontece de uma hora para outra. Ele é o mestre dos nossos dias trazendo experiências, rugas, cabelos brancos…

O tempo também produz medo, medo do desconhecido, medo do futuro, medo do inesperado, medo do que não está sobre o nosso controle.

Os dias corridos do tempo fez Noé se tornar o escolhido para cumprir uma missão que só poderia ser realizada por aqueles que vivem a espera de uma resposta fiel, em meio a um mundo infiel e apóstata.

Abrão quando recebeu o chamado de Deus não podia imaginar que o tempo lhe reservaria que fosse chamado de Abraão, os empecilhos do caminho se tornaram um desafio. Ao obedecer a ele saiu do anonimato para Pai da Fé e amigo de Deus.
Isaque seu filho abraça a promessa e o tempo traz através da sua descendência dois reinos, dois povos distintos. Os dias passaram rápido demais e o tempo reservou uma surpresa para história, seu filho Jacó recebeu a promessa, deixando seu irmão Esaú sem a maior benção reservada para aqueles que sabem viver no tempo de Deus.

O tempo trouxe mudanças radicais à vida de Jacó este homem se encontra com Deus e dali em diante ele não foi mais o mesmo. Deus muda o seu nome para Israel e Jacó chama aquele lugar do seu encontro de Peniel, pois viu Deus face a face e a sua alma foi salva. Assim, nossos pais da Fé nos deixaram um legado.

Anos se passaram… Não se tinha ideia do que o tempo reservava para história. Em março de 1989 nasce a oficialmente a Igreja. Ao lermos o texto que a escolha de Matias para substituir Judas foi através da sorte, também usamos da mesma forma quando três nomes foram apresentados. Debaixo de oração o nome escolhido foi Igreja Evangélica Nova Peniel. Nem sequer se mensurava o tamanho do significado e a profunda realidade que este nome carrega. Mas… “Uma grande e eficaz porta se me abriu; e há muitos adversários” (1 Co 16.9). O texto em apreço foi o grande sustentador de nossas vidas, nos dias iniciais dessa Igreja.

Ao começarmos nossa história o tempo nos reservou uma varanda na casa de Daniel e Deise. Dali fomos surpreendidos pela doação do terreno onde o prédio está hoje. Na verdade, tivemos que pagar pelo espaço. O preço não pode ser resumido apenas em valores. “É mister que venha o escândalo, mais aí daqueles por quem vem o escândalo” (Mateus 18.7). Aqui, muitas orações e lágrimas misturadas às batalhas e sorrisos, medos e experiências foram vividas. Porém a porta estava aberta e “a porta que Deus abre ninguém fecha”.

Louvo a Deus por aqueles pioneiros que choraram comigo em meio às incertezas que o tempo reservou. Mas a presença deles e o apoio foram fundamentais para continuarmos a jornada. É difícil nominar todos eles, pois poderia esquecer alguns, o que muito me entristeceria. Vieram os Batismos, as curas, o derramar do Espírito Santo, Vigílias de Oração, subidas ao Monte do Cantagalo e do Arsenal marcaram nossos joelhos e a nossa alma, lutamos com Deus. O tempo nos reservou grandes desafios, mas o Senhor nunca nos desamparou. Bem pertinho estavam: a minha amada Dulce e os meus filhos, André e Suzana, toda minha família, meu saudoso pai. Eles seguiam comigo, muitas vezes a pé, nos perigos e nas batalhas, nas tristezas e nos sorrisos, nas doenças e nas curas, na opressão e na libertação. Agradeço a Deus pelo meu irmão e pastor Adilson, consagrado nesta obra, fiel escudeiro que soube com oração, sabedoria e temor prosseguir com este amado rebanho do Senhor, esperando o tempo de Deus para as reformas necessárias.

Conosco muitos se juntaram e nos ajudaram na visão de carregar Peniel ao coração de outras pessoas, as fotos apresentadas revelam, parcialmente, nossa história.

Agora já são 9.862 dias. Não parece, mas é verdade – 27 anos, passaram. Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos corações sábios. (Salmo 90.12).

A jornada, não acabou! Os obreiros continuam sendo poucos. Àqueles que hoje continuam e aqueles que chegaram e ajudam a conduzir esta história precisam buscar sempre a unidade, a fé, a perseverança e o amor. “A ninguém devais nada a não ser o amor”. (Romanos 13.8)

Resta-nos agora refletir a fim de consolidar os nossos passos! Avançar sem olhar para traz e alcançarmos as promessas. Passaram por nossa história gente que deixou um pouco de si e levaram um pouco de nós. Gente que apesar de nos deixar fisicamente, mas nunca se esquece de nós através da oração. Gente que esteve e que hoje não é mais talvez porque não era mesmo dos nossos.

Não pode haver dúvida de quem somos para os que chegam e muito menos para os que infelizmente saem.
Peniel sempre será um Lugar de Mudança, para os que sabem viver o desafio do Tempo. Peniel é um lugar, não é uma oportunidade.

Parabéns Igreja Evangélica Nova Peniel!

Pastor Edson da Silva
Vosso Servo

Pr. Edson Silva

Pastor Fundador